A esquerda sou eu

por Alex Antunes

 

O brasil se resume (como a humanidade de resto, mas aqui é em geral menos disfarçado) a um embate entre ordem, ordenamento (direita, por definição) e caos, desconstrução (esquerda, por definição, pelo menos nos sistemas esotéricos).

O que seria uma convergência/ síntese positiva? uma ‘ordem benévola’, com um certo apreço pelo ordenamento formal das coisas, mas com um olho sagaz para o caos (notemos que em sua parte mais, digamos, macunaímica, o governo lula teve seu sucesso baseado exatamente nisso; e não em valores de benevolência e ordenamento puros, mas com um apreço intuitivo pelo paradoxo – mas esses momentos de equilíbrio são necessariamente fugazes).

A que se deve o ascenso da direita política, no mundo exterior? no meu entender, ao fato de que essa esquerda política, pela autocontaminação do autoritarismo das nomenklaturas, se tornou numa paródia da direita (sendo as duas alas do monoteísmo cristão, digamos, uma com mais apreço pela culpa e punição cristã do que pela eficiência linear protestante).

Claro que a história das esquerdas no século passado não é linear; a cisão do che com fidel (caso de exportação da lógica da nomenklatura soviética) é um exemplo, ele que em sua jornada internacionalista suicida reincorporava elementos da intervenção caótica/ voluntarista, justificada por um idealismo ingênuo.

Para mim, o ascenso da direita é alimentado pelo irrealismo/ idealismo da esquerda, cujas propostas tanto de pacificação social quanto de conflagração revolucionária floparam (e aí compreendemos como o projeto lula, para funcionar e enquanto funcionou, tinha mesmo é que fazer essa estranha síntese hipster-stalinista, que ainda vemos).

Ou seja, inventar uma nova esquerda é necessário. ou melhor, revelá-la, a essa esquerda de uma inteligência desassombrada e amiga do caos real (e não manipuladora viciosa do medo gerado pela ameaça de caos), para muito além e nada interseccional do que se chama de ‘esquerda’ hoje. ou seja, a esquerda sou eu.

Anúncios

About timoteopinto

Todos Somos Timóteo Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: